"E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Rom. 8:28

Artigos


Identificando algumas fontes de conflito



Pr. Nélson R.Gouvêa


Onde existe mais problemas, conflitos, tensões, sem dúvida é por dentro do casamento. Na medida em que os anos avançam na convivência matrimonial, maiores são os desafios de viverem juntos, unidos pelos mesmos sonhos que um dia os levaram ao altar da Igreja, quando perante o ministro de Deus, testemunhas, parentes e a sociedade puderam efetivar os seus ideais. Logo a seguir chegam os filhos e estes passam a fazer parte desta instituição chamada família.
Infelizmente é alarmante o número de separações judiciais no Brasil e no mundo. Deixe-me compartilhar com você caro amigo(a) algumas questões que com certeza você poderá identificar e analisar se alguma coisa anda mal em seu relacionamento conjugal.

1. LONGE DE VOCÊS A IDÉIA DE QUE SÃO OS MELHORES
 Quando se entra para o casamento tanto o homem como a mulher levam consigo defeitos e virtudes que fazem parte do caráter, da personalidade de suas famílias de origem.
Normalmente o que dá embasamento para conflitos é justamente as atitudes egocêntricas de um não querer ceder para o outro. Eu sempre quando estou ministrando cursos ou palestras para casais digo que na vida cristã para se ter um bom relacionamento vence quem tiver a habilidade para ceder. Os filhos por exemplo sabem com certeza quando alguma coisa está deixando a desejar dentro de casa. Se somos felizes e abençoados, se há entendimento, respeito, clima de estabilidade emocional para enfrentar os problemas de cada dia. O casal precisa estar consciente desta realidade pois do contrário, se não procurarem ser exemplos. Se persistirem no espírito de competição, vivendo portanto um relacionamento de fachada, de idealismos, de sonhos frustrados, de ressentimentos mútuos seus filhos estarão sendo afetados e influenciados a terem tendências para um relacionamento frustrado no futuro.

2. ABANDONAR DE VEZ, ATITUDES DE INDEPENDÊNCIA PESSOAL E AUTO-SUFICIÊNCIA
Existe maridos que herdaram de sua família de origem o espírito de machismo, o espírito de posse, de dono. E é na força do braço e na gritaria que tenta administrar o seu lar conseguindo com isso apenas afastar de si, a esposa e filhos.
Existe esposas que acham que o negocio agora é ser independente, que devido a tão falada emancipação da mulher estar em evidência ela por sua vez tem o direito de conquistar o seu espaço no mercado de trabalho, na sociedade e com isso com classe e charme subjuga o seu marido à seus caprichos pessoais. Uma recente pesquisa de rua feita por um repórter de TV, ficou constado que 80% das mulheres entrevistadas disseram que submissão ao marido já era, e que agora é igual para igual.
A capacidade que se tem de pensar egôcentricamente ou seja cada qual buscando os seus próprios interesses por dentro de um relacionamento conjugal, precisa na verdade passar por ajustes, por correções de percurso, através do diálogo, do carinho, da compreensão, do amor, do afeto.

A palavra nosso não é muito usada e sim a palavra meu. Meu dinheiro, meu carro, minha casa, etc. O homem deve viver em função de sua esposa e os filhos e a mulher em função de seu esposo e os filhos. A vida de solteiro ficou no passado, agora o tempo deve ser dedicado à família.
Eu e minha esposa, temos presenciado em nosso ministério com famílias durante os anos quantos relacionamentos foram interrompidos justamente porque o marido trocou a esposa pelo escritório. Trocou a esposa por reuniões intermináveis. Trocou a esposa por amigos, pela TV, pelo jornal, pela secretária e até mesmo por outro homem. Por outro lado a esposa tem trocado o seu esposo pela novela, pelas amigas, pelo salão de cabeleireiro, pelo cachorro da casa e até por outra mulher. Infelizmente esta é uma realidade de nossos dias.
 
3. DEVE HAVER O RECONHECIMENTO REAL DE DIREITOS QUE AMBOS TEM NO RELACIONAMENTO
  A Palavra de Deus nos diz: “Todavia aos casados mando não eu, mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se porém se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido. E que o marido não deixe a mulher.”(ICo.7:10) Em outras palavras, a Bíblia incentiva aos casais a procurarem se entender, e que de preferência se reconciliem, e esta é uma ordem que vem do Senhor. O que temos visto na realidade é totalmente oposto aos padrões bíblicos. São casais que ao menor sinal de brigas ou desentendimentos procuram na seqüência, na maioria dos casos, a separação de corpos e com isso dá-se inicio ao processo de distanciamento um do outro, ao vez de procurar resolver o problema. A mulher segundo a Bíblia não tem poder sobre o seu próprio corpo mas sim o marido. Do mesmo modo o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo mas tem-no a mulher. Isto quer dizer que o relacionamento íntimo, sexual do casal precisa ser restaurado no relacionamento. Quantos casais que já estão separados dentro da sua própria casa, dormindo em camas separadas, em quartos separados, tentando ao menos ainda salvar as aparências. Individualidades que não condizem com a expectativa que Deus tem sobre o homem e a sua mulher, uma vez que estão legitimados pelo matrimônio.
A Bíblia adverte. “Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração. Depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.” (ICo7:05)
O sexo foi criado por Deus, e ao contrário o que muita gente pensa, ele não foi feito só para procriação. O Sexo foi feito por Deus, também para o prazer do casal. Numa relação de amor, quando estes procuram evitar o contato físico, estão condenando o seu casamento ao fracasso, porque ambos tem necessidades biológicas de se complementarem nesta relação.
Infelizmente, existem maridos, que procuram outros relacionamentos fora do casamento, porque as suas esposas inventam inúmeras desculpas para não praticarem o sexo. Isto me faz pensar numa história que ouvi certa vez sobre o marido que toda a noite ouvia a reclamação da esposa que tinha constantemente dor de cabeça e obviamente este mal estar acabava atrapalhando o ato amoroso do casal. Certa noite, o homem antes de se deitar, foi na cozinha trouxe para a esposa um copo com água e uma aspirina. Entrou no quarto e colocou na cabeceira da cama. A mulher então disse: “Pra que isso, eu não estou com dor de cabeça. Ele mais do que de pressa respondeu. Oba..”
Basta ter uma briguinha, um mal entendido que logo a separação de corpos acontece. De fato o sexo não deve ser usado como arma de defesa das mulheres, porque senão um dia o tiro pode sair pela culatra. Seguramente a falta de relacionamento sexual no casamento é uma das maiores causas de separações judiciais, de divórcio.
Também a religião tem separado tantos casais, tudo porque algumas organizações eclesiásticas (Igrejas ) insistem em afirmar que o casal não deve ter regularidade quanto ao sexo, porque se não vão ficar menos santos e com isso irão desagradar a Deus. Certa ocasião ouvindo um debate sobre o tema: A vida sexual do casal, debate este feito por pastores em uma determinada emissora de rádio. Uma ouvinte mandou um fax perguntando aos debatedores se para fazer sexo com seu marido havia necessidade de tirar a roupa. É lastimável que em pleno século XXI existam pessoas com este tipo de dúvida.
Profecias em relação a abstinência ao sexo produzem em alguns casais na Igreja, uma verdadeira guerra íntima. Pastores que introduzem formalismos e costumes inaceitáveis, que atravancam e matam inúmeros relacionamentos conjugais através de ensinos de homens não observando com cuidado e zelo os referenciais da Palavra de Deus. Para aqueles que vivem esta realidade de vida, é bom lembrar que a família é e continuará sendo uma instituição divina criada por Deus e temos que preservá-la. E para tanto o amor do casal é e será o principal elo que fará com que a mesma, continue de pé, diante de uma sociedade que se corrompe dia após dia. Para isto temos que viver a vida no lar com entendimento, com total discernimento e sabedoria e muito amor.

Seja abençoado(a) em Cristo, juntamente com sua família...