"E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Rom. 8:28

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

"Diga-me com quem andas e te tirei quem és"

Esse ditado popular não é bíblico, porém a palavra de Deus nos adverte em relação as nossas companhias.
Alguns teólogos defendem que tal frase está incorreta, pois em Mateus capítulo 11 verso 19, está escrito: “Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí {um} homem comilão e beberrão, amigo de públicanos e pecadores “ . Portanto, se fizéssemos essa afirmação estaríamos concordando com os fariseus.
Entretanto, Cristo veio nesse mundo com o propósito de salvação: “Não são de homens de boa saúde que necessitam de médico, mas sim os enfermos. Não vim chamar à conversão os justos, mas sim os pecadores.” (Lc 5,31-32). Ao longo de sua trajetória vimos que ele estava em companhia de pecadores com essa finalidade e não era corrompido por eles.
Na Palavra de Deus podemos encontrar diversas advertências em relação as companhias inadequadas:
“O homem violento persuade o seu companheiro, e guia-o por caminho não bom." (Pv 16:29);
"Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo." (Pv 4:13,14).
Creio que o sentido do verbo andar no ditado popular pode ser interpretado como permanecer ou compartilhar, fazendo toda a diferença para a compreensão e determinação do sentido da frase, andar com alguém se subentende estar em concordância de idéias, pensamentos, interesses e acima de tudo: AFINIDADE.
Quando possuímos afinidade com uma pessoa, tendemos estabelecer uma amizade e, portanto, nos tornarmos mais próximas a ela. Quem nunca passou pela experiência de naturalmente se afastar de certas amizades depois de um verdadeiro encontro com Cristo? Aquela roda de amigos de antes começa a perder a graça, acabamos não nos identificando mais com as conversas improdutivas, diálogos maledicentes que nada agradam ao Espírito Santo que agora habita em nós. Paulo nos adverte em 1 Coríntios 15:33: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.”
Veja bem, não estou defendendo a alienação e o afastamento das pessoas que amamos, mas sim, que haja um limite entre as amizades de antes e a sua comunhão com Deus.  Jesus conta conosco para ser instrumento de salvação a essas almas, e o isolamento demonstra falta de maturidade espiritual. Lembre-se que devemos refletir a imagem nosso salvador em atitudes, em nosso caráter com todos a nossa volta. Não sendo a velha criatura e sim, mostrando o que Cristo fez por você a todos. SEPARADOS SIM, IGNORANTES JAMAIS.

“O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.” (Pv 13:20)

Um comentário:

  1. Que lindo texto,descobri vc no twitter.No meu blog fiz um post com esse tema.Fique com Deus!!!!!

    visite lá quando puder:adoradorasteens.blogspot.com

    ResponderExcluir